"Viagem ao Mato Grosso que produz"

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Contagem Regressiva

Por 14 dias durante o mês de fevereiro, a equipe Mato Grosso, integrante do Rally da Safra 2008, irá percorrer 5.977,5 km, passando por 24 cidades desse estado para avaliar as condições dos grãos que serão colhidos na safra de verão. O evento é uma expedição técnica realizada todos os anos que já percorreu mais de 1.500 lavouras e 50 pólos de produção, em nove estados brasileiros. Neste ano serão três equipes que irão visitar oito estados para efetuar análise das condições de colheita, eficiência logística e de infra-estrutura do setor.

Minha experiência como estudante de jornalismo, prestes a se formar, será relatada aqui nesse blog, nas cidades do Mato Grosso onde houver condição para o uso da internet, a partir do dia 17.02. Durante as duas semanas, eu irei acompanhar os técnicos da Agroconsult, conversarei com os produtores, técnicos da Embrapa e jornalistas participantes do evento para apurar a maior parte das informações necessárias para a construção do meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, uma grande reportagem sobre o agronegócio mato-grossense.

Este será o espaço para uma descrição mais informal, sem deixar de ser informativa, sobre os bastidores do Rally, eventuais – e prováveis – dificuldades de uma estudante no meio de um estado totalmente diverso ao que estou acostumada, além da exposição das principais barreiras ao crescimento da produção, desmatamento e nuances da safra a ser colhida.
O roteiro completo e mais informações podem ser obtidas em www.rallydasafra.com.br/rally2008
(Foto de Marcos Campos/MCPress em Rondonópolis/MT no Rally 2007)