"Viagem ao Mato Grosso que produz"

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Sorriso, 26 de fevereiro.

Rally faz jus ao nome na estrada de barro MT 235

(detalhe: a música de fundo)


Assim como as lavouras de soja do Mato Grosso, a viagem continua imensamente produtiva. Nos últimos dois dias tivemos vários deslocamentos, que já totalizam 15 mil quilômetros, sendo que, sem dúvida, o que mais teve a capacidade de nos (ou talvez apenas me) distrair da fadiga foi a travessia da MT – 235.

A estrada conecta Campo Novo do Parecis a Sapezal, duas importantes regiões produtoras que não poderíamos deixar de amostrar. O caminho possui um trecho de 61 quilômetros de estrada que passa no meio da reserva indígena Utiariti que abriga 409 índios da etnia Paresí.

A aventura está no fato de todo o trecho ser composto por barro, muito barro. E foi naquele momento que o Rally da Safra fez jus ao seu nome. Foram três horas de solavancos e derrapagens das quatro camionetes (três do Rally e uma do Canal Rural que tem nos acompanhado por todo o percurso).

Mesmo com os dois pedágios, de R$ 10 reais cada, cobrados pelos índios, não há o mínimo sinal de que ali haverá qualquer asfaltamento. Até porque, isso não depende deles, mas de um consenso entre Governo de Mato Grosso, DNIT, prefeituras, Funai e IBAMA, que parece nunca acontecer. A questão só será sanada com a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

E a viagem continua....Hoje é dia de mais estrada esburacada na direção de Lucas do Rio Verde.



Pedágio cobrado pelos índios na MT 235


3 Comentários:

  • Maih, querida, continuam lindos o seu texto e as suas fotos. Adori ouvir a sua vozinha lah no fundo do video-da-lama! Menina, o que eh aquilo? Cuide-se bem e espero que volte inteira, porque haja coluna pra tanto solavanco! Um beijo e boas viagens. Serah que vc passa e pode parar por aqui? Eu ia adorar mimar vc um pouco depois dessa viagem...

    Por Anonymous Anônimo, Às 27 de fevereiro de 2008 às 18:44  

  • Oi linda! Até no meio da lama você consegue fazer fotos bonitas... E vídeos ilustrativos com música típica... hehe... Ainda bem que o rally está acabando, pois não aguento mais de saudade! Estarei lhe esperando em Floripa... Bjo!

    Por Anonymous Anônimo, Às 27 de fevereiro de 2008 às 22:48  

  • Oi Maíra,

    Muito legal o blog. Mal posso esperar para ver todas as fotos e ouvir as estórias "off-record".
    Só uma pergunta: quem é o cara que vocês quase atropelam no vídeo?
    Furaram o pedágio indígena?

    Por Anonymous Anônimo, Às 29 de fevereiro de 2008 às 19:19  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial